fbpx

Em iniciativa inédita, Duarte Jr garante cursos de pós-graduação gratuitos para professores

Com emenda do deputado estadual Duarte Jr, 800 professores da rede pública de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar poderão cursar, de forma gratuita, pós-graduação na UEMA

O lançamento dos editais aconteceu em solenidade on-line

Para garantir melhoria na qualidade do ensino público em São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, por meio de emenda do deputado estadual Duarte Jr (Republicanos), que visa o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à educação, a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, lançou nesta semana, em solenidade on-line, editais de pós-graduação para professores da rede pública destes três municípios.

Além do deputado, o evento contou com a participação do reitor UEMA, Profº Gustavo Costa; a Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMA NET, Profª Ilka Márcia Ribeiro de Sousa Serra; e a Diretora do Centro de Educação de Ciências Exatas e Naturais, Profª Maria Goretti Cavalcante de Carvalho.

A ideia da emenda para os cursos de pós-graduação surgiu após uma viagem do deputado Duarte para a cidade de Sobral, no Ceará, onde teve contato com as experiências do município brasileiro que apresenta um dos melhores índices educacionais e a melhor rede pública do país, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Em Sobral, vi a experiência de um deputado federal que destinou uma emenda para o município, para que um determinado grupo de professores, tivesse acesso ao curso de mestrado. Achei a ideia muito boa e imediatamente de Sobral entrei em contato com o professor Gustavo. Foi um momento muito importante e, a partir disso, pude estudar e planejar como aplicar a experiência de Sobral na Grande Ilha, levando em conta as características locais”, disse Duarte.

Ao todo são 800 vagas divididas em 400 para o curso de pós-graduação em Gestão Educacional e Escolar e mais 400 para o curso de pós-graduação em Psicologia da Educação, ambos na modalidade de ensino a distância, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação UEMA Net. Com o retorno das atividades presenciais, as aulas ocorrerão aos fins de semana no Campus da UEMA, no Jardim São Cristóvão.

A iniciativa é inédita, conforme o reitor Gustavo Costa disse em lançamento oficial dos editais. Ele destacou ainda importância da formação continuada. ““É muito comum emendas parlamentares para aquisição de equipamentos, para a infraestrutura, que são importantíssimas, mas a preocupação na formação, na preparação docente, na preparação pedagógica docente e de maneira permanente é uma destinação inédita e merece, da parte da UEMA, o aplauso em reconhecimento pela visão”, afirmou

As inscrições acontecem até o dia 17 de agosto, pelo site por meio do site seletivos.uemanet.uema.br, com resultado preliminar da análise de títulos e documentos no dia 31 de agosto e resultado final no dia 04 de setembro. O início das aulas está previsto para ocorrer no dia 23 de setembro de 2020. 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support