fbpx

Duarte escolhe Fabiana Vilar como pré-candidata a vice-prefeita

A advogada de 33 anos é ex-secretária da Sagrima no governo Flávio Dino

No dia em que a capital maranhense completa 408 anos de fundação, o pré-candidato à Prefeitura de São Luís Duarte (Republicanos) anunciou, durante coletiva de imprensa, a advogada Fabiana Vilar Rodrigues como pré-candidata a vice na chapa em que os dois devem disputar as eleições municipais.

Fabiana Vilar
Fabiana Vilar tem 33 anos, é advogada e presidente municipal do Partido Liberal (PL). Ela é ex-secretária de Agricultura Pecuária e Pesca (Sagrima) do governo Flávio Dino, cargo que ocupou de fevereiro de 2019 a maio de 2020. Em sua gestão, destaque para ações como o Zoneamento Agropecuário do Maranhão (Zama); Sagrifeira; programa Mais Sementes e Mudas; Workshop Cadeia Produtiva do Pescado; Fórum de Secretários e Gestores de Agricultura dos Municípios do Maranhão; e Central Virtual de Abastecimento.

Mesmo jovem, a agora pré-candidata a vice-prefeita, antes da titularidade na pasta da Sagrima, já acumulava experiência de 10 anos de gestão municipal atuando no interior do Maranhão.

Segundo Duarte, a escolha é de caráter técnico. Vilar foi um dos nomes apresentados a Duarte por sua base de apoio composta pelo Patriota, Partido Liberal (PL), Avante e PTC. Coube ao próprio deputado dar a palavra final. Ele ainda ressaltou se tratar de uma representante de grande parte do perfil da mulher ludovicense, que é mãe, tem filha pequena e precisa trabalhar pra sustentar o lar. “Quarenta e oito por cento das residências de São Luís são chefiadas por mulheres”, disse Duarte, que reforçou a razão para escolher Fabiana Vilar:

“Muito me orgulha por tê-la ao meu lado. Há algum tempo eu conversava com a minha esposa, Karen, dizendo que eu gostaria de ter uma mulher como a minha vice, porque eu defendo a bandeira da mulher. E a Fabiana é mais que uma mulher, é um nome técnico, ocupou vários cargos na gestão pública no estado do Maranhão e até recentemente foi secretária do governo Flávio Dino. E assim como nós mudamos o PROCON e o VIVA, ela mudou a Sagrima. Foram vários nomes apresentados pelo nosso grupo, mas, como não poderia ser diferente, eu tive a liberdade pra fazer a escolha. Não será uma vice decorativa, que terá como função apenas ir para solenidades, ela vai me ajudar a gerir, com uma função primordial, que é monitorar as metas de todos os secretários, e se preciso ela irá intervir pra assegurar resultados”, adiantou Duarte.

Alinhada com o discurso do deputado, Vilar garantiu que será uma vice-prefeita atuante, alheia a qualquer característica que lembre uma figura decorativa. “São Luís realmente vai ter uma vice-prefeita presente, que trabalha, que a cidade saiba quem é, estarei ao lado das pessoas. Não é o meu perfil ficar em gabinete. Foram colocados vários nomes, e Duarte disse pra mim: ‘Tu é técnica, tu vai somar comigo, admiro o teu trabalho’. Fiquei muito honrada com a escolha. E estarei todo dia defendendo a bandeira feminina, estarei ao lado de Duarte pra melhorar a nossa cidade. Vamos fazer uma gestão que ficará na história de São Luís”, afirmou a pré-candidata a vice-prefeita.

Além da contribuição na vida pública, ter uma vice-prefeita vai ao encontro de uma das causas defendidas por Duarte, a de que as mulheres ocupem cada vez mais espaços onde há predominância masculina. À frente do PROCON, por exemplo, 80% dos cargos no órgão eram ocupados por mulheres.

Convenção
Com a chapa definida, acontece, neste sábado (12), a convenção de Duarte Jr e Fabiana Vilar para as candidaturas a prefeito e vice-prefeita, respectivamente, às 16h, no Parque Folclórico da Vila Palmeira.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support