fbpx

Duarte dialoga com a comunidade e apresenta dez ações para a área da saúde

Encontro teve a participação do médico Marcos Pacheco, coordenador do plano de propostas do pré-candidato

Deputado Duarte Jr e o secretário Marcos Pacheco

O último encontro foi um dos vários diálogos que o pré-candidato à Prefeitura de São Luís Duarte (Republicanos) tem realizado ou é convidado para participar. Em pauta, foram abordadas ações para a saúde, como medidas de prevenção, redução de filas para consultas e acompanhamento de pacientes na pós-covid. A área da saúde é, ao lado da educação, a principal bandeira defendida pelo ex-presidente do PROCON.

Além do público em geral, estiveram profissionais da saúde; o médico, professor e secretário de Políticas Públicas do Maranhão, Marcos Pacheco – também coordenador do plano de propostas de Duarte -; a candidata a vice-prefeita Fabiana Vilar e pré-candidatos a vereadores em São Luís pelo grupo da base aliada (Republicanos, PL, Patriota, Avante e PTC).

Para o secretário Marcos Pacheco, há uma regressão da esfera municipal no campo da saúde, já que hoje a quantidade de agentes comunitários é menor se comparado com a época de Palácio. Em seguida, ele comentou sobre Duarte ser quem tem as melhores propostas para São Luís.

“Eu vou dizer porque Duarte é o melhor. Eu nem precisaria, mas eu vou dizer. Apesar de ser jovem, ele é experimentado. Não é uma aventura, o Duarte já foi testado. Tem gestor que é preguiçoso, que desaparece, mas o Duarte é ágil. Por isso que eu digo: São Luís precisa de um choque de gestão. E esse choque de gestão eu identifico nessa pessoa que vocês estão vendo aqui”, disse Marcos Pacheco ao público, referindo-se ao pré-candidato.

Fabiana Vilar mencionou que as principais mudanças precisam ser em como administrar e dar funcionalidade aos programas já existentes. “A chapa Duarte-Fabiana vem propor pra cidade de São Luís e pra categoria modelo de gestão. A Prefeitura de São Luís hoje não tem gestão. Tem programa pra tudo o que você imaginar: pra grávida, pro hipertenso, pra tudo tem, só não estão sendo geridos”, disse Vilar.

Entre os compromissos para a área da saúde, dez terão caráter de urgência em uma possível gestão de Duarte na Prefeitura de São Luís. As destacadas foram:

  1. Reduzir o tempo de espera por consultas e exames especializados.
  2. Descentralizar a marcação de consulta e exames, com redução progressiva de filas nas unidades.
  3. Ampliar o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde.
  4. Ampliar imediatamente os leitos de retaguarda da Rede Assistencial.
  5. Instituir serviços básicos de saúde nos Terminais de Integração do Transporte Público.
  6. Criação da Força Municipal de Saúde e serviços de atendimento para pacientes na pós-covid.
  7. Ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família.
  8. Criação de uma mesa de negociação permanente com servidores.
  9. Instituir em todas as Unidades de Saúde um Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).
  10. Criação de um hospital veterinário público.
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support