Resgate de cães é iniciado no Bairro de Fátima

Órgãos foram notificados por Duarte Jr, que recebeu a denúncia de moradores pelas redes sociais

Duarte Jr e André Nicomedes, do Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Na manhã da quinta-feira 18 de julho, foi iniciado o resgate de cães em uma residência no Bairro de Fátima, em São Luís. A ação foi uma iniciativa do deputado estadual Duarte Jr, que recebeu a denúncia dos moradores pelas redes sociais e acionou o Corpo de Bombeiros, OAB, Promotoria do Meio Ambiente, SMTT, Centro de Controle de Zoonoses, Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Vigilância Sanitária Municipal, Ministério Público e UEMA, instituições e órgãos presentes no resgate que irá significar um alívio para os vizinhos do local.

Segundo Lucilene Santos, uma das moradoras da Rua das Flores que entrou em contato com Duarte Jr, o antigo morador da casa, Seu Geraldo, vivia sozinho com os animais que resgatava da rua desde 2015. Após Duarte Jr oficiar e dialogar com o titular da Promotoria do Idoso, promotor José Cutrim, logo no começo de julho ocorreu o resgate de Seu Geraldo como a primeira etapa da ação – ele já se encontra no Piauí, em companhia da família. “O que espero é que nós tenhamos um desfecho pra situação desses cachorros. Como vizinha, espero que isso venha contribuir para melhorar a nossa qualidade de vida”, desabafa Lucilene.

Após vários anos, a residência recebeu lavagem para facilitar o resgate dos cães

Melhorias na qualidade de vida que a vizinha Ezeilda Ataíde deseja para sua mãe, que tem 82 anos e mora exatamente ao lado da casa de Seu Geraldo e sofre muito com o mau cheiro, barulho, presença de carrapatos e risco de doenças contagiosas. Segundo ela, a iniciativa de Duarte Jr está fazendo a diferença. “A gente já fez várias denúncias. A única que deu resultado foi essa, com a ajuda do deputado. A gente fez tanta denúncia que tinha até desistido, desanimado”, revela Ezeilda.

A solução que os vizinhos esperam virá em etapas, conforme explica João Batista Pires, do Centro de Controle de Zoonoses. “Primeira coisa, nós vamos fazer uma triagem de todos os animais, saber quem é macho e fêmea, quem está positivo ou negativo pra calazar. Depois eles serão levados para castração na UEMA”, informa Pires.

Para André Nicomedes, superintendente de Limpeza do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, a ação de resgate tem importância estratégica. “Houve a percepção da comunidade sobre uma situação que está causando danos à saúde da população, então tivemos a obrigação de estar presente também, colaborando com a limpeza do local”, informa Nicomedes. José de Ribamar Lisboa, capitão do Corpo de Bombeiros, falou sobre a participação da corporação na ação. “O Batalhão de Bombeiros Ambiental, o 1º Batalhão de Bombeiros Militar e outras unidades estavam aqui pra dar apoio a essa operação que tem o objetivo de enfrentar esse problema”, informa Lisboa.

Alguns animais já foram retirados do local pela OAB. Já na sexta-feira, 19 de julho, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana realizou a lavagem do terraço da casa, para que mais animais pudessem ser examinados. O deputado estadual Duarte Jr informa que seguirá acompanhando e fiscalizando o resgate para que a ação seja totalmente concluída integralmente e com sucesso.

“Após o resgate do Seu Geraldo, iniciamos o resgate gradativo para que assim seja garantido o bem-estar e os direitos dos animais. Aqui mesmo no local, exames já estão sendo realizados, esses animais serão encaminhados a um adequado tratamento e em seguida serão encaminhados para adoção. Estamos acompanhando de perto, para que os direitos dos animais sejam respeitados e também para garantir bem-estar aos animais e também aos moradores do Bairro de Fátima”, afirma Duarte Jr. Os animais que ainda estão no local seguem sendo alimentados por ONGs e o deputado também ajudou com a doação de rações.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support