Fundadora do Boi de Nina Rodrigues recebe a Medalha João do Vale na Assembleia

Concita Braga recebe uma das maiores honrarias do Estado 29 anos após criar um dos bois de orquestra mais tradicionais do Maranhão

Maria da Conceição Fortes Braga de Camargo, mais conhecida como Concita Braga, fundadora do Boi de Nina Rodrigues, será homenageada com a entrega da Medalha João do Vale, uma das maiores honrarias culturais do Estado. A cerimônia ocorrerá no dia 18 de junho, terça-feira, às 11 horas, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, por indicação do deputado estadual Duarte Jr.

Concita Braga também será agraciada com o Título de Cidadã Maranhense. Natural de Barras, no Piauí, Concita vive no Maranhão desde os 5 anos de idade, onde fundou um dos bois de orquestra mais requisitados no período junino em todo o Estado, o Boi Nina Rodrigues, no ano de 1990, no município de mesmo nome, a 112 quilômetros de São Luís. Desde então, vem construindo uma história que coloca a manifestação entre uma das mais populares do Maranhão. Além de fundadora, é presidente, ama e compositora de toadas.

“O Boi de Nina Rodrigues é uma orquestra de emoção. É a minha vida. É o que me faz nascer, renascer, criar e recriar. É o que me faz seguir do anoitecer ao levantar pela manhã. É o que me deixa feliz, porque ao longo de todo este tempo o boi se transformou em uma verdadeira família”, diz Concita.

Com 28 álbuns lançados (cinco vinis e 23 CDs), o Boi de Nina Rodrigues é conhecido pelas coreografias harmônicas e ritmadas. É um boi pioneiro na introdução de novos instrumentos no sotaque de orquestra, sem perder as raízes regionais.

Sua qualidade musical é reconhecida nacionalmente. “Nordeste Brasileiro”, uma das principais toadas do boi, criada pela própria Concita Braga, tornou-se um hino da cultura maranhense. Destaque em todo Brasil e parte do repertório de grandes artistas, esta música teve seus direitos pleiteados pela Rede Globo por ser considerada como a maior representante da cultura nordestina e do Bumba Meu Boi do Maranhão.

O Boi de Nina Rodrigues recebeu vários convites para representar o Maranhão em gravações importantes, como o São João do Nordeste na Praça Maria Aragão, transmitido para todo o país e por filiadas da Rede Record no exterior.

Devido a esse histórico, o deputado estadual Duarte Jr protocolou requerimento para que Concita Braga receba o Título de Cidadã Maranhense e a Medalha do Mérito Legislativo João do Vale, concedida para as cidadãs e cidadãos que, como Concita, contribuem de forma considerável para o desenvolvimento cultural e artístico do Maranhão e do Brasil.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support