Duarte participa de assinatura de ordem de serviço que tornará Assembleia 100% acessível

Na manhã da última segunda-feira (02), o presidente e o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto e Valney Pereira respectivamente, assinaram uma Ordem de Serviço para que sejam realizadas importantes obras de acessibilidade na Casa do Povo.

A cerimônia foi celebrada no Salão Nobre da Assembleia com a presença do deputado estadual Duarte Jr, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias; do juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas Martins; promotora Theresa Maria Ribeiro; e Dylson Bessa, coordenador do Fórum das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia do Maranhão.

A Ordem de Serviço (Contrato nº 032/2019) abrange a elaboração de estudos e projeto de engenharia e arquitetura para adequação às normas e recomendações técnicas vigentes sobre acessibilidade dos ambientes internos e externos (incluindo as paradas de ônibus) de todo o conjunto de edificações que compõem a Assembleia,. Também foi assinada a Ordem de Serviço decorrente do Processo Administrativo nº 2720/2019, para tornar acessível a escadaria principal da Assembleia.

Será um grande avanço para o acesso de pessoas com deficiência à Assembleia e ao mesmo tempo um reconhecimento do valor da participação dessas pessoas para o avanço de políticas públicas afirmativas no Maranhão. O juiz Douglas Martins destacou a inclusão do gabinete de Duarte Jr, que tem como assessora a advogada Isabelle Passinho, referência para as pessoas com deficiência no Estado, também presente na cerimônia.

“Aqui temos o deputado Duarte Jr, que tem na sua assessoria uma das pessoas que é uma das maiores lutadoras, que participa do Fórum das Pessoas com Deficiência, da Comissão da Pessoa com Deificência da OAB e outos espaços. Ao tomar essa atitude, você traz para a Assembleia essa pauta de forma permanente, então também merece as nossas homenagens”, afirmou Martins.

O deputado Duarte Jr reafirmou seu compromisso com a garantia de leis para as pessoas com deficiência. “Assim, temos condições de garantir novos projetos de lei e o cumprimento dos que já existem em prol deste segmento em todo o Maranhão”, declarou Duarte Jr.

Othelino Neto informou que a Ordem de Serviço se segue a um acordo judicial estabelecido entre Assembleia e Vara de Interesses Difusos e Coletivos, através do qual já foram realizadas algumas melhorias de acessibilidade. “Boa parte do acordo judicial já foi cumprido, como as rampas e várias intervenções. Mas hoje chegamos a um momento que consideamos mais importante, a Ordem de Serviço para o projeto arquitetônico, que vai permitir que a Assembleia chegue o mais perto possível de se tornar 100% acessível”, disse Othelino.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support