Duarte Jr prestigia evento de 13 anos da Lei Maria da Penha

Deputado comemorou resultados do projeto “Nasce Uma Estrela”, da Casa da Mulher Brasileira

Na terça-feira, 7 de agosto, a Lei Maria da Penha completou 13 anos e, em São Luís, a Casa da Mulher Brasileira comemorou apresentando os resultados do projeto “Nasce Uma Estrela”, que visa a reintegração de mulheres vítimas de violência ao mercado de trabalho.

Uma das 33 mulheres capacitadas nos cursos de manicure e pedicure do projeto é a Ana Maria, de 37 anos, que declarou estar muito feliz com a iniciativa. “É uma oportunidade que estamos tendo pra ingressarmos no mercado de trabalho ou também abrirmos nosso próprio negócio”, disse Maria.

Voltar a trabalhar é o primeiro passo para a autonomia, um dos objetivos do Projeto “Nasce Uma Estrela”, nascido de parceria público-privada entre a Casa da Mulher Brasileira, Assembleia Legislativa e mulheres empresárias de vários ramos.

Para Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira, a autonomia econômica é um fator-chave pra que mulheres vulnerabilizadas consigam trilhar seus próprios caminhos. Em muitos casos, elas se submetem a um relacionamento abusivo durante anos por não ter como manter a si a seus filhos.

“A gente não pensa apenas no atendimento policial e judicial, a gente pensa na necessidade da autonomia econômica, do acesso ao mercado de trabalho, da capacitação, qualificação e empoderamento dessa mulher pra que ela possa ir para o mercado de trabalho e conseguir trilhar os seus caminhos e escolher qual rumo seguir na vida”, informa Lucena.

Ana Brandão, diretora do Instituto Brasileiro de Estudos e Defesa dos Direitos do Consumidor (Ibedec) e uma das principais apoiadoras do “Nasce Uma Estrela”, o sucesso do projeto se deve principalmente à luta e resistência das mulheres beneficiadas. “Com muita coragem, elas venceram medos e desafios e agora conquistam seu próprio protagonismo. Fiquei muito feliz e honrada em fazer parte desta nobre missão, e grata pelas empresárias que doaram seu amor, tempo e apoio à causa”, disse Ana.

O deputado estadual Duarte Jr, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, parabenizou as mulheres capacitadas e as responsáveis pela realização do projeto. “Feliz do homem que reconhece o valor de uma mulher! Mas o mais importante é a recuperação da autoestima e da força da mulher, é a garantia de proteção dos seus direitos”, afirmou Duarte, que também é um dos apoiadores da iniciativa. Parabenizo minhas queridas amigas, profissionais competentes e mulheres de grande força representativa, Susan Lucena e Ana Brandão por esta iniciativa grandiosa. Contem comigo sempre para avançar cada vez mais”, declarou.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support