Duarte Jr destina emenda para os cursos de Engenharia da UEMA

Valor garantirá a realização de cursos gratuitos de profissionalização e campo de estágio para os alunos das Engenharias

Emenda de 100 mil para a UEMA (da esq. p/ a dir.): prof. Carlos Ronyhelton, dep. est. Duart Jr, prof. Ribamar Barros e Kaio Nogueira

Para um deputado estadual que também é professor universitário, nada mais natural do que apoiar o desenvolvimento acadêmico do Maranhão. Nesta terça-feira, 3 de setembro, Duarte Jr protocolou ofício destinando R$ 100 mil de emendas parlamentares para o Departamento de Engenharia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O objetivo é garantir a realização de cursos gratuitos de profissionalização e campo de estágio para os alunos das Engenharias.

O apoio foi anunciado no final de agosto, em reunião na universidade com Duarte Jr, alunos e os professores Carlos Ronyhelton, Ribamar Barros e Kaio Nogueira. O valor será voltado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Núcleo Tecnológico de Engenharia da instituição (Nutenge).

Entre essas atividades, estão projetos como “Metalurgia Para Todos”, que levará capacitação e profissionalização para jovens e adultos de periferias de São Luís. “O investimento também permitirá que alunos e alunas tenham campo de estágio para colocar a teoria em prática”, comentou o parlamentar.

Duarte Jr anunciou a emenda em encontro com alunos e professores da UEMA

De acordo com o professor Carlos Ronyhelton, a emenda dará o suporte necessário também para projetos maranhenses de inovação tecnológica, desenvolvidos por alunos da UEMA de vários períodos no setor automobilístico, aeronáutica e aeroespacial. Organizados nas equipes Vórtex Racing, Bumba Meu Baja, Coyote, Carcará Rocket Design, Lanterna Verde e Zeus Aerodesign, eles agora terão na emenda um forte suporte para continuar alçando o nome da UEMA e do Maranhão no Brasil e no mundo.

Os cursos de Engenharia Civil (68º lugar), Engenharia de Produção (77º) e Engenharia Mecânica (85º) da UEMA possuem as melhores avaliações do Maranhão, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), elaborado pelo jornal Folha de São Paulo. Além disso, as equipes de Engenharia participam de eventos de nível internacional, como a Equipe Coyote, que também conta com apoio de Duarte Jr para apresentar o protótipo de um veículo automotor mais econômico e eficiente na Shell Eco-marathon Brasil, competição de inovação tecnológica que acontecerá entre universitários de toda a América Latina, neste mês de setembro, no Rio de Janeiro.

A emenda também tem o objetivo de trazer melhorias para as instalações de laboratórios e salas dos cursos de Engenharia, além da aquisição de novos equipamentos e máquinas, como explicou o professor Ribamar Barros ao deputado Duarte Jr. “Isso vai dar uma amplitude enorme para o trabalho das equipes. A gente tem um laboratório de soldagem e serralheria e o treinamento pra comunidade do entorno da UEMA precisa de um conjunto de máquinas, para qualificar jovens da comunidade”, informou o professor.

Duarte Jr falou aos alunos sobre a importância do seu apoio para o trabalho dos cursos de Engenharia. “Com essa emenda, vocês poderão fazer com que as instalações sejam utilizadas para melhor aprender e também possam prestar serviço para a sociedade”, concluiu.

O professor Carlos Ronyhelton agradeceu a iniciativa de Duarte Jr nas redes sociais do deputado. “Muito obrigado por todo o apoio e incentivo aos projetos que desenvolvemos na Engenharia Mecânica da UEMA. Na sua pessoa temos um exemplo de profissional e de político sério e comprometido com o progresso do nosso Estado do Maranhão e do nosso país”, escreveu o professor.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support