fbpx

Duarte Jr destaca o Novo Terminal do Cujupe na Assembleia

O deputado estadual Duarte Jr destacou a inauguração do Novo Porto do Cujupe, em Alcântara, entregue à população no dia 21 de setembro pelo governador Flávio Dino. Para Duarte, é a realização de um sonho desejado por todos os consumidores maranhenses e, especialmente, aos passageiros que fazem a travessia entre São Luís e a Baixada Maranhense.

A reforma do terminal de passageiros era uma antiga reivindicação da população que Duarte recebia quando esteve à frente do Viva/Procon. “Por diversas vezes, testemunhava reclamações quanto a má prestação do serviço, a má qualidade do transporte e também da falta de acessibilidade desse terminal”, lembrou o deputado. “Agora esses cidadãos têm um terminal modernizado, informatizado e com diversos serviços”.

O Novo Porto do Cujupe custou cerca de 13,5 milhões de reais. As obras envolveram a informatização das operações de embarque e desembarque, praça de alimentação, fraldário e farmácia, além de rede wifi gratuita.

Cujupe também conta com serviços ao cidadão, no posto do Viva/Procon e no Centro de Atendimento ao Turista. Duarte Jr destacou ainda a inclusão dos vendedores de Cujupe antes informais e que agora são empreendedores formalizados pela Associação dos Vendedores do Terminal do Cujupe (AVTEC).

Geração de emprego e renda

“Não foi só a inauguração de um novo terminal. Não foi só a garantia de direitos, de um serviço público com qualidade, conforto e segurança, mas, sobretudo, um incentivo à geração de emprego e renda”, ressaltou Duarte. Com a formalização dos empreendedores por meio da Associação de Vendedores do local, que antes prestavam serviços informalmente sem qualquer segurança, inclusive alimentar, nos comerciantes dispõem agora de novos boxes equipados com geladeira, estufa, fogão elétrico e itens específicos a cada tipo de empreendimento.

O deputado parabenizou a EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), as empresas Internacional Marítima e Serviporto (responsáveis pelas viagens), a MOB (Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos) e o Governo do Maranhão. “Flávio Dino mais uma vez está dando um exemplo de como se faz gestão pública com seriedade”, disse.

Os números do Cujupe

O Terminal do Cujupe movimenta quase 2 milhões de passageiros e mais de 300 mil veículos por ano, entre ambulâncias, caminhões e veículos leves. São 12 viagens diárias entre Alcântara e o Terminal de Ponta da Espera, em São Luís. O porto é estratégico para trabalhadores maranhenses da capital e principalmente dos 21 municípios da baixada maranhense, como Pinheiro, Penalva, Viana e São Bento.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support