Duarte Jr anuncia emenda para construção de unidade sustentável da Defensoria Pública na Zona Rural de São Luís


Foto/Divulgação: Moradores prestigiaram o anúncio da criação do núcleo da DPE na zona rural

Nesta quinta-feira, durante sessão solene na Assembleia Legislativa promovida pelo deputado Neto Evangelista em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio, o deputado estadual Duarte Jr anunciou a destinação de emenda para a construção de um núcleo fixo e sustentável da Defensoria Pública Estadual (DPE) na zona rural de São Luís.

Em plenária, ao justificar a medida, o deputado assinalou que a zona rural é uma das regiões mais carentes da presença do poder público na capital. “Com essa emenda, vamos garantir que o cidadão, no momento em que ele tiver um problema que atinja seu direito, ele possa contar com o verdadeiro herói do mundo moderno, que é o defensor público”, afirmou Duarte.

Com o anúncio, a população de bairros como Vila Maranhão, Rio dos Cachorros, Quebra Pote e outros bairros da zona rural poderão contar com serviços do núcleo de defesa do consumidor e outros núcleos especializados de defesa dos direitos do cidadão. “Cidadãos têm direitos e esses direitos precisam ser garantidos. Quando destacamos o trabalho da defensoria, estamos destacando os direitos fundamentais que todo cidadão tem. Ressaltar essas prerrogativas é fazer com que o cidadão tenha voz e tenha vez”, assegurou o deputado.

Duarte lembrou que sua relação com a população da zona rural remete à época em que presidiu o Procon. “Reformamos o Terminal do Distrito Industrial, localizado na zona rural, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com as empresas Franere e Gafisa, que reverteu multas aplicadas pelo Procon em benefícios para a população. Além disso, inauguramos uma unidade do VIVA/PROCON, disponibilizamos internet gratuita e um posto da Polícia Militar foi instalado no espaço revitalizado, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP)”, lembra Duarte.

Ele ressaltou ainda a importância e abrangência da atuação da defensoria pública dando o exemplo do caso da menina Ada, que sofre de epilepsia e, graças à DPE, ela pôde realizar uma cirurgia de alta complexidade e hoje já está realizando fisioterapia. “Se não fosse o papel fundamental desempenhado pelos defensores públicos, a menina Ada hoje não conseguiria ficar em pé. De forma impressionante, testemunhamos hoje um milagre, a Ada já começa a falar”, informou o deputado.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support