Comissão de Direitos Humanos decide ouvir o sindicato e donos de postos sobre suposto reajuste abusivo no preço do combustível

O objetivo é buscar fundamentos que justifiquem ou não o reajuste

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, em reunião nesta quinta-feira (14), analisou pautas e ações em defesa do cidadão maranhense. Participaram do encontro o presidente da Comissão, Duarte Jr. (PCdoB), Wendell Lages (PMN) e Helena Duailibe (Solidariedade).

Entre os assuntos abordados está a proposta de realização de audiência pública, no dia 27 de março, com o sindicato de distribuidoras de combustíveis, donos de postos, órgãos de defesa do consumidor e sociedade civil, com o objetivo de buscar um amplo debate e explicações sobre o suposto aumento abusivo do preço dos combustíveis no Maranhão.

Nesta semana, a Assembleia já havia aprovado requerimento do deputado Duarte Jr, presidente da comissão, para que mais de 200 postos no Maranhão expliquem o aumento dos preços acima da alíquota do ICMS. “O imposto subiu de 25% para 28,5%, com isso o preço deveria subir R$ 0,08 centavos, e não mais de R$ 0,20 centavos”, esclarece Duarte.

Também propuseram a realização de uma inspeção na Faculdade Pitágoras para garantir melhorias à comunidade acadêmica. A instituição de ensino é a empresa com maior número de reclamações de consumidores em todo o Estado no ano de 2018, liderando o ranking, divulgado pelo PROCON/MA, das empresas mais reclamadas, à frente do Banco do Brasil e da Cemar.

Outro assunto abordado pelo presidente foi a proposta de mudança de nomenclatura para Comissão de Direitos Humanos, Consumidor e Populações Vulnerabilizadas, por ser a forma mais atual para tratar do assunto e assegurar mais inclusão, além de destaque para as causas consumeristas.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support