Com requerimento de Duarte Jr, Assembleia homenageia atletas maranhenses do Pan-americano

Sessão solene foi realizada nesta segunda-feira, com a presença de atletas, familiares e autoridades

Da esquerda para a direita: dep. Helena Duailibe, Emanuel Salvador (departamento de Educação Física da UFMA), Rogério Cafeteira (SEDEL), Bruno Lobo (ouro no kite surf), Duarte Jr e um sobrinho da atleta Thalia, Severino Bispo (pai de Ana Paula, ouro no handebol), Gerson Pinheiro (secretário estadual de Igualdade Racial) e Ivanilde Lima, mãe de Thalia Costa

Na manhã desta segunda-feira, 26 de agosto, a Assembleia Legislativa do Maranhão prestou homenagem aos atletas maranhenses que integraram o time brasileiro nos Jogos Pan-Americanos 2019 de Lima, no Peru.

Duarte Jr e Severino Bispo, pai de Ana Paula, ouro no handebol

Realizada através de requerimento do deputado estadual Duarte Jr e presidida pelo deputado Wellington do Curso, a sessão solene celebrou os feitos dos medalhistas de ouro Ana Paula, ouro no handebol; Bruno Lobo, ouro no kite surf; e Marlon Zanotelli, ouro no hipismo. Também foram homenageados Welington Silva, que disputou a prova de arremesso de peso, Thalia Costa e Daniel Silva, jogadores da seleção brasileira de rúgbi.

Esteve presente na sessão Bruno Lobo, primeiro campeão da classe estreante na competição. Kite surfista desde os 17 anos e formado em Medicina, Bruno já havia se sagrado tricampeão brasileiro e campeão sul-americano. Ele considera que a homenagem também é um incentivo a mais para que ele e novos atletas possam seguir na modalidade.

Duarte Jr e Ivanilde Lima, mãe de Thalia Costa, da seleção brasileira de rúgbi

“Eu espero ser o primeiro a dar esse espaço e que possam vir realmente outros atletas e dar continuidade”, declarou Bruno, que ainda pode representar o Brasil nas Olimpíadas de 2024, quando o kite surf irá estrear como esporte olímpico. “É o que eu pretendo. Ainda vão ter as seletivas, mas esse é meu plano, meu sonho e vou trabalhar pra isso”, afirma.

Os outros atletas foram representados por suas famílias, como Ana Paula, que atualmente joga pelo clube Rostov-Dan, da Rússia. Gal Rodrigues, mãe da medalhista, representou a filha e muito emocionada, declarou que o sucesso dos filhos é o que toda mãe espera. “Toda a família se dispõe e luta, dá apoio, conquista, justamente pra que ela chegue até onde Deus permite, nós só chegamos até onde Deus permite”, disse.

Ouro no kite surf, Bruno Lobo recebe homenagem de Duarte Jr

A filha da Dona Gal havia conversado através de uma rede social com Duarte Jr mais cedo, antes da sessão solene, conforme revelou o deputado, que também parabenizou os atletas, seus familiares e discursou ressaltando o poder do esporte na vida das pessoas. “Essa sessão é mais do que uma justa homenagem, porque o esporte é mais do que esporte. Ele permite que pessoas aparentemente comuns demonstrem seus talentos e sirvam de verdadeiros exemplos para outras pessoas e para a humanidade. No mundo em que nós vivemos, onde há uma crise moral, ética e de confiabilidade, esses atletas homenageados se apresentam como um sopro de esperança”, discursou Duarte.

Apoio ao esporte maranhense

Já para o pai de Ana Paula, Severino Bispo, a medalha de ouro e a homenagem vieram para coroar a difícil trajetória da maranhense no handebol. “Nós tivemos que mandar uma filha com 13 anos pra longe, sem ter ninguém conhecido. Hoje ela tá dando muita alegria pra família e pra todo o povo maranhense”, declarou Severino.

Thalia Costa também está entre os atletas que precisam treinar fora do Maranhão. A jogadora da seleção brasileira de rúgbi treina no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo (NAR) de São Paulo. Sua mãe, Ivanilde Lima, recebeu a homenagem em seu nome na Assembleia. “A minha filha é merecedora desta homenagem, até porque toda a infância, a vida inteira foi dedicada ao atletismo, já foi reconhecida em vários troféus locais e nesse momento se encontra em São Paulo. Eu só tenho a agradecer pela homenagem”, disse Dona Ivanilde.

Presente na cerimônia representando o Governo do Maranhão, o secretário estadual de Esportes, Rogério Cafeteira, ressaltou a força das políticas públicas e das leis locais voltadas para o esporte. “O momento que o país passa é muito difícil, mas diante dessa realidade o Maranhão está na vanguarda do que diz respeito à legislação do esporte, lei de incentivo e agora nessa legislatura foi aprovado o Conselho do Fundo de Esporte, que já poderá ser utilizado”, informou o secretário.

Também prestigiaram a cerimônia Rogério Luna, presidente da Associação de Velejadores do Maranhão (Avema); Bruno Lima e Socorro Reis, kite surfistas maranhenses de destaque nacional; além das autoridades Helena Duailibe, deputada estadual; Gerson Pinheiro, secretário estadual de Igualdade Racial; Rommeo Amin, secretário municipal de Esportes; Emanuel Salvador, chefe do departamento de Educação Física da UFMA, representando a reitoria da universidade.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support